O que são canais de venda e qual é o melhor para você?

Venda pela internet, trabalhar de casa, abrir uma franquia, uma loja física ou ser representante comercial. Qual o melhor negócio?

Os canais de venda são o caminho para que o produto chegue até as mãos do clientes. Se você ainda não tem um negócio formado, é fundamental estudar essas possibilidades e, talvez, já iniciar em um segmento que esteja em alta.

Por outro lado, se você já possui um comércio, conhecer os tipos de canais de venda pode ser, também, uma chance de ampliar sua atuação com o objetivo de vender mais. Porém, é muito importante que esses métodos não sejam conflitantes, ou seja, que um não atrapalhe o outro, dentro do próprio negócio.

 

Alguns tipos de canais de venda

Loja física (Varejo) – Dentre os canais de distribuição existentes, esse é o ponto físico, na rua, galeria ou shopping, em que o cliente passa e vê aberto. Nas prateleiras, ele busca o produto pelo qual tem interesse, escolhe entre outros da concorrência e leva para casa.

Loja virtual ou E-commerce (Varejo) – São os canais de venda pela internet, dos sites de venda, que às vezes estão ligados às pessoas que buscam trabalhar de casa. Mas não pense que é moleza! Uma loja virtual possibilita grande alcance geográfico e também pode ser prática e rápida, no entanto, tem de enfrentar uma ávida concorrência on-line, com players de estrutura gigante – e é preciso estar bem afiado na satisfação do cliente, ou podem haver danos irreversíveis à sua marca.

Distribuidores (Atacado) – São aqueles que compram grandes quantidades de produtos para distribuí-los aos outros canais de venda.

Representantes – Como o próprio nome diz, eles representam um marca e vendem seus produtos, por meio de catálogos apresentados aos canais de venda.

Franquias – Um negócio que está prosperando busca o crescimento no mercado por meio de outras lojas, franquias de sucesso. Em troca, essas lojas vão obedecer aos mesmos padrões e manter a identidade da matriz, que terá sua marca fortalecida e ampliada nessa negociação.

Call Center ou Telemarketing – É o canal de vendas por telefone. Os clientes são impactados de forma ativa. Os melhores produtos e serviços para serem executados nessa modalidade são aqueles em que uma boa conversa explicativa com o vendedor, pode fazer toda a diferença.

 

Não esqueça: na hora de escolher os canais de venda é fundamental desenvolver análises tanto do público-alvo quanto do tipo de produto que você vai vender.

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