Como motivar funcionários da sua empresa em 4 passos

Aumente o engajamento de sua equipe com ações imediatas que não custam caro – mas geram resultados. Motivar funcionários pode ser mais fácil do que imagina

 

Não é preciso ser nenhum especialista no mundo corporativo para saber que, a maneira mais fácil e rápida de, aparentemente, motivar funcionários, está ligada ao salário desse trabalhador, ou seja, a dinheiro.

Preste bem atenção em um detalhe da frase anterior: a palavra “aparentemente”.Muito mais que a remuneração ou cargos, a motivação profissional pode ser aplicada no dia a dia do seu negócios em ações simples, pontuais e constantes, que devem ser incorporadas à cultura da sua empresa.

Abaixo reunimos 4 ações imediatas que podem ser aplicadas com seus empregados e, certamente, vão trazer mais leveza e eficiência para seu ambiente de trabalho. Tome nota e mãos à obra!

 

Descubra também como saber quem é o seu cliente!

 

1. Compartilhe os planos do negócio

Em linhas gerais, reúna seus colaboradores, mostre o cenário atual e divulgue as metas, objetivos e ideais da empresa. Divida com eles aonde a empresa deve chegar – e deixe claro que o trabalho da equipe é fundamental para isso.

2. Dê retorno (feedback) sempre

Uma tarefa foi bem feita ou, pelo contrário, deixou a desejar? Comunique isso ao colaborador. Motivar funcionários significa, muitas vezes, abrir um canal de comunicação com essa pessoa. Elogie o bom trabalho, mas, apenas quando houver merecimento – ficar elogiando o tempo todo pode transmitir uma mensagem falsa à equipe. Tente sempre destacar mais as ações positivas do que as negativas.

3. Conheça sua equipe

Quem são as pessoas que vêm todos os dias trabalhar em sua empresa? Tratar seus colaboradores com individualidade dá mais humanidade às relações e pode ser uma ferramenta poderosa para motivar funcionários. Um aperto de mão, olho no olho e, principalmente, estar sempre à disposição do seu empregado. Não construa uma barreira invisível entre vocês.

4. Estimule o aprendizado

Aqui não estamos falando sobre cursos universitários ou especializações. Use canais como a internet para pesquisar palestras e cursos presenciais e on-line que podem ser oferecidos para sua equipe. Temas profissionais ou mesmo de motivação e saúde podem dar um clima mais leve ao ambiente de trabalho e fazer com que a equipe sinta-se valorizada.

Deixe uma resposta