O guia completo para você conhecer o seu cliente

Quem vai comprar o seu produto ou contratar os seus serviços? Esse questionário vai te ajudar a identificar detalhes do perfil do cliente
Todo tipo de negócio, independente de sua natureza, tem um ponto em comum: o cliente. Aquela pessoa que vai consumir o seu produto ou contratar os seus serviços tem uma importância central.

Neste texto você vai conhecer um pouco mais sobre o papel do consumidor e vai poder aplicar no seu negócio algumas práticas para descobrir, por exemplo, quem é o seu cliente e se a sua empresa está priorizando e captando a atenção dele.

 

Por que devo conhecer o meu cliente?

Faça um exercício de reflexão: tente definir em poucas palavras quem são e quais as características que definem as pessoas que entram no seu estabelecimento ou procuram seus serviços. Conhecer bem o seu consumidor é saber, por exemplo, a razão que o leva até a sua empresa, se ele está satisfeito com o atendimento e entregas e assim por diante.

Assim que tiver as informações sobre quem vai comprar o que você oferece, poderá escolher um mercado-alvo para atender. Em muitos dos casos, trabalhar focado em alguns segmentos, para o pequeno empresário, pode ser uma chance de se sair bem diante da concorrência dos grandes empresários.

Estar bem informado sobre quem é seu cliente também ajuda na escolha do local do seu negócio, o tipo de funcionário que deve contratar, como será a política de preços e até quem serão seus fornecedores.

 

Questionário para conhecer seu cliente

O Sebrae-SP lançou um e-book gratuito chamado Meios de Hospedagem. Nesse material, há uma abordagem bastante simples sobre quais os tipos de mercado-alvo para seu modelo de negócio, com base nas informações do tipo de cliente.

A segmentação ou categorização dos clientes tem diferentes níveis. A princípio, o mercado de massa é aquele atendido pelas grandes companhias. Os segmentos propriamente ditos são grandes grupos de clientes com características que os destacam da população (por exemplo: os fãs de histórias em quadrinhos).

Em seguida, o mercado local alia as características de um grupo de clientes com o local onde residem ou trabalham. São compradores de uma determinada região ou localidade geográfica. Os nichos de mercado são grupos menores dentro de cada segmento, com consumidores que não têm suas necessidades atendidas pelas empresas de setores maiores. Por fim, o último nível de segmentação é chamado mercado individual e engloba clientes “um a um”, com tratamento individualizado.

Baixe e responda o questionário para saber que tipo de clientes você busca atender e, é claro, tome as atitudes necessárias para prosperar com seu negócio.

 

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO (página 18)

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