6 dicas para evitar problemas com seu fornecedor

Ter sucesso e boas vendas significa, quase sempre, manter uma boa parceria com quem fornece os produtos

No dia a dia do seu negócio tenha uma certeza: é muito importante manter um bom relacionamento por meio de boas práticas e, assim, evitar problemas com seu fornecedor.

Não podemos esquecer que quem fornece os produtos para sua empresa tem uma importância muito grande – até mesmo tão fundamental quanto a do cliente.

Algumas atitudes básicas e simples precauções podem prevenir “dores de cabeça” e, inclusive, prejuízo na relação com seu fornecimento.

Selecionamos 6 dicas para evitar problemas com seu fornecedor. Tome nota!

 

Combine muito bem os prazos

Seja bem claro ao estabelecer condições com fornecedores. Pesquise muito! Conheça detalhadamente quem são eles e todos os serviços que serão oferecidos, informações sobre prazos de entrega, condições de armazenamento e, é claro, o preço combinado. Saiba como esse futuro parceiro trabalha, qual sua rotina e logística – principalmente no caso de imprevistos que dificultem a entrega, como, por exemplo, problemas climáticos.

 

Fale com seu fornecedor e ouça o que ele tem a dizer

É fundamental manter um bom relacionamento profissional com esses parceiros que, muitas vezes, permanecerão por longos períodos. Aliás, parcerias duradouras nesses serviços são sempre um bom sinal: quer dizer que os produtos estão chegando muito bem.

Invista em uma via de mão dupla, ouça sugestões e troque conhecimentos com esses profissionais.

 

Confiar não significa depender 100% de um único fornecedor

Especialistas indicam que manter a exclusividade de fornecimento de um produto de uma única fonte, principalmente no comércio, pode ser desvantajoso. É importante ter outras opções, tanto na negociação de preços quanto na prevenção de possíveis imprevistos, como um rompimento de contrato, por exemplo.

 

Pague em dia!

Essa pode parecer uma sugestão óbvia, mas é importante que, em um bom planejamento de compra e entre entrega de produtos, você cumpra sua parte e seja pontual nos pagamentos. Nenhuma parceria vai dar certo se uma das partes não estiver cumprindo suas obrigações.

 

Prepare-se para negociar

Todo contrato com um novo fornecedor é uma experiência diferente, para a qual você deve estar preparado. Pesquise sobre esse fornecedor, procure informações sobre seus serviços no mercado. Converse calmamente e sempre tenha mais que uma opção – saber que existem outras alternativas sempre traz tranquilidade para a negociação.

 

Não dê o passo maior que a sua perna

O ditado popular pode parecer desnecessário, mas resume bem um fator importante no dia a dia dos seus negócios: é necessário conhecer seus limites. Saiba até quanto pode investir de dinheiro, ou mesmo o quanto armazenar determinado produto e até quando esperar por sua entrega. Evite transtornos financeiros e logísticos desnecessários.

Deixe uma resposta