7 dicas fundamentais para quem está abrindo seu primeiro negócio

Conselhos que vão ajudar o marinheiro de primeira viagem no mundo empresarial a encarar os desafios que aparecem nessa etapa.

Começar um negócio ou empresa pode ser um desafio bem grande. Os diferentes aspectos do gerenciamento empresarial são detalhados em várias teorias e formulações acadêmicas (e é muito importante conhecê-las), mas nessas horas, boas sugestões mais práticas ajudam bastante.

É importante manter a calma e não deixar que as dificuldades o façam desistir de seus objetivos. Ao invés de apenas observar as complicações tente se antecipar e tomar atitudes que vão facilitar as possíveis turbulências dessa etapa.

Nossos consultores reuniram aqui 7 dicas fundamentais para o empresário iniciante:

1. Saiba do que você faz. Faça o que você sabe
Começar um empreendimento simplesmente por ele parecer atrativo ou estar “na moda” até pode ser uma boa estratégia. Mas não se engane: é essencial que você goste do que vai fazer. Construa sua empresa ao redor de seu talento e das suas forças. As chances de ficar satisfeito e ter sucesso com a empreitada serão maiores.

2. Tenha foco
Apareceu uma oportunidade legal de empreendimento relacionada à sua empresa? Tome muito cuidado. Cuidar de múltiplas atividades pode reduzir a efetividade e produtividade do negócio. É melhor fazer uma coisa muito boa do que dez razoáveis. Mantenha o foco para não se desviar de sua rota principal.

3. Menos é mais
Seja bastante objetivo ao lidar com clientes e possíveis investidores, esteja pronto para vender suas ideias. Declare sua missão, serviço e metas de maneira clara e concisa. Adapte a proposta para o interessado. Se não pode dizer tudo em 30 segundos, é melhor nem falar.

4. Monte um orçamento realista
Não conte com grandes números de investimento e capital no seu planejamento. Diminua os custos e as despesas irreais, simplificando a ideia para gerenciá-la melhor. Teste o seu modelo de negócios com orçamento apertado e arquitete um bom conceito. Este vai impulsionar a atração de interessados em investir.

5. Aprenda na marra
O planejamento é crucial, mas não pode prever o futuro do seu negócio com exatidão. Não passe meses ou anos se preparando antes de executar. Você vai se tornar um empreendedor melhor quando testado sob pressão, aprendendo com os seus erros (e, é claro, aprendendo a não repeti-los).

6. Tenha com quem contar
Ninguém sabe de tudo e, também, ninguém gosta de sabichões. Para ser um melhor líder de negócios, consiga bons consultores e conselheiros para áreas que não conhece muito bem. Tenha noção de suas limitações: do que você sabe, do que não sabe e de quem sabe sobre aquilo que não é sua especialidade.

7. Saiba quando parar
Não tenha medo de desistir de um projeto se ele não está funcionando. Não afunde com o seu navio! Procure refletir sobre os enganos que cometeu e tire lições do que deu errado. A experiência que teve com a falha vai servir para os seus futuros empreendimentos – e eles serão melhores! Pense nisso.

 

Não permita que as dificuldades desviem seu foco. Coloque essas dicas em ação e o seu negócio terá mais chances no mercado. Conheça mais sobre o que pode ocorrer no seu primeiro empreendimento, conte com a Doctor Trade PME.

Deixe uma resposta