5 dicas de Marketing para pequenas empresas!

Todos dizem que é preciso investir no marketing da sua empresa, mas o que isso significa? Confira 5 dicas de Marketing para pequenas empresas!

 

Você já deve ter ouvido falar que “Marketing é propaganda”. Não está errado, nem completamente certo. O mais correto seria dizer que Marketing também é propaganda.
O termo é complexo e bastante estudado por teóricos do mundo todo – o principal deles é o professor norte-americano Philip Kotler –, mas, de forma bem resumida para o seu negócio: Marketing é o conjunto de ações estratégicas com a função de colocar o produto certo nas mãos do consumidor certo, no momento certo!

Aqui vão 5 dicas de planejamento de marketing para você aplicar na sua empresa. Algumas delas talvez você já até utilize no seu dia a dia.

1. Olhe para sua vizinhança
Sua empresa está em um bairro, dentro de um shopping, na sua própria casa ou mesmo em um ponto móvel nas ruas? Portanto, não é preciso divulgar seu produto na TV Globo ou na BBC de Londres! Faça um reconhecimento de sua área, na sua própria vizinhança. Seus potenciais clientes podem estar a poucos minutos de caminhada a pé ou, então, em trajetos curtos, de 10, 15 minutos de carro. Talvez sejam pessoas que apenas trabalham na sua região. Como elas podem ficar sabendo de você? Talvez no balcão de uma farmácia ou padaria ali de perto. Qual o diferencial que você pode oferecer a essas pessoas? Pense nisso!

2. Conheça os 4 Ps
Produto, Preço, Praça e Promoção. Essas são as ferramentas estratégicas que você deve sempre equilibrar para manter seu negócio em ritmo de sucesso – ou seja, com boas vendas!
O seu Produto deve ter um Preço condizente com sua qualidade; e também deve estar em um ponto de vendas (Praça) compatível com essa realidade. O mesmo deve ser dito da divulgação (Promoção), que tem de acompanhar esse mesmo ritmo.

3. Seja sempre bem falado por aí!
Seu atendimento aos clientes é sempre muito bom? Você preza pela satisfação plena do consumidor na prestação de seus serviços e na qualidade dos seus produtos? E sua equipe? Também está nesse mesmo sentimento? Mantenha essa qualidade como uma cultura no seu negócio. Clientes bem atendidos e satisfeitos vão funcionar como influenciadores e logo logo multiplicarão as procuras ao seu estabelecimento.

4. Faça um bom planejamento!
O que você quer vender? Quanto quer vender? Para quem você vai vender, qual mercado vai atender? Como essas pessoas vão ficar sabendo do seu produto? Como será essa divulgação? Quanto tudo isso vai custar para você? Planeje datas para cada um desses itens e tente cumpri-las. Estipule metas: que resultados você espera ter com cada planos de ação?

5. Cultive clientes fiéis!
Estabeleça estratégias de fidelidade com os clientes, forneça vantagens e benefícios para que ele volte a comprar contigo. Acredite: ambas as partes terão ganhos nessa relação.

 

E essas são apenas propostas iniciais sobre como aperfeiçoar as estratégias de Marketing no seu negócios. Conheça outras sugestões para sua empresa feitas pela Doctor Trade PME.

Deixe uma resposta